Pergunte a qualquer líder de sucesso qual a ação mais relevante de seu negócio e ele certamente irá dizer: inovação.
A vontade de inovar é o motor que mantem a economia girando. Não por acaso, grandes empresas digitais como Uber, Airbnb, Apple e Google dedicam grande parte de seus orçamentos e mão de obra qualificada para se reinventar.
Sem inovação não haveria internet, telefonia móvel, comunicação digital ou mesmo o conceito de startup.
Mas se a inovação é tão importante, porque algumas empresas parecem paradas no tempo? Porque alguns planos de crescimento não dão certo? Qual o motivo da inovação ainda ser um desafio para diversas empresas?
Selecionamos alguns pontos fundamentais para que sua empresa possa encontrar novos caminhos, sem cair nos erros mais comuns de quem busca a verdadeira inovação. Acompanhe atentamente:
Problema 1: deu certo ontem, via dar certo hoje
Os modelos de negócio inovadores nem sempre são modelos previsíveis. Com um mercado em constante expansão e reinvenção, um dos erros mais perigosos que uma empresa pode cometer é achar que as soluções do passado são sempre aplicáveis aos problemas de hoje. Um exemplo de empresa que tentou aplicar regras do passado num mercado incompatível é a Kodak.
Antes de declarar falência em 2012 a Kodak foi uma multinacional bilionária. A empresa chegou a ter 100 mil empregados e deteve 90% do mercado americano de filmes e câmeras.
O principal erro da empresa foi de ignorar, nos anos 90, o crescimento das câmeras digitais. Invés de encontrar um mercado de nicho, como suas colegas Sony e GoPro, a Kodak insistiu nos filmes tradicionais e em gadgets que não tinham apelo comercial. Ou seja, aplicou soluções do passado aos problemas do presente. Não deu certo.
Problema 2: o que os concorrentes estão fazendo nós também devemos fazer
Inovar depende de boas ideias e nem sempre estamos inspirados a tirar da cartola a solução que irá revolucionar o nosso negócio. É nessa hora que muitas empresas apelam para a observação exagerada da concorrência. Mas antes, vamos abrir um parêntese:
Acompanhar atentamente o que seus concorrentes fazem é bem diferente do que copiar ou focar unicamente nisso. É essencial estar conectado ao que acontece ao seu redor, mas há um limite entre observação e orientação.
Muitas empresas focam tanto no que os outros estão fazendo que acabam perdendo sua essência e se tornam cópias sem personalidade.
Um exemplo é a disputa pela liderança do setor de mobilidade. Enquanto a Uber inaugurou o modelo de negócio que revolucionou o mercado mundial, outras empresas apenas imitaram as ideias principais, sem extrair nada de novo. Por outro lado, empresas como a Buser criaram um modelo inspirado na Uber, mas com diferenciais próprios.
Problema 3: boas ideias vêm sempre do time da empresa
Nem sempre. A verdade é que a maioria das empresas inovadoras são muito mais expansivas do que protetivas. Ao se abrirem para outros modelos de pensamento e experiências, as empresas passam a ter contato com um material muito mais rico. Em outras palavras: nem sempre a solução para o seu negócio está sobre a sua mesa. Quase sempre é o contrário.
A Tesla, considerada uma das empresas mais valiosas e inovadoras do planeta, iniciou sua trajetória criando carros elétricos. Mas ao analisar as necessidades do mercado mundial a Tesla percebeu que havia oportunidade em locais inesperados. Um dos produtos de maior sucesso da empresa são os painéis solares integrados a um sistema de inteligência artificial que pode comandar diversas funções em sua casa. Essa certamente é uma ideia que veio de fora da zona de conforto da companhia e que se mostrou muito lucrativa.
Problema 4: ideias inovadoras custam caro
A verdade é que a inovação não é medida apenas em investimento financeiro. Ideias ridiculamente simples podem ser grandiosamente inovadoras ao resolver um problema real do consumidor, ou por propor uma nova forma de abordagem a questões tradicionais.
Quando uma empresa condiciona a sua capacidade de inovação apenas ao seu caixa certamente estará criando problemas desnecessários. Aqui vale a velha máxima do comece onde está e com o que tem.
A startup de entregas Zipline é reconhecida mundialmente por sua abordagem inovadora. O que a Zipline faz é entregar medicamentos em áreas remotas da África com a ajuda de drones. Ou seja, a empresa não precisou criar um medicamento novo ou desenvolver um sistema inédito de módulos de voo.
A inovação está na junção de duas coisas que já existem há algum tempo: remédios e drones. O ponto de mudança da Zipline foi em ver a chance de usar uma tecnologia já existente para ajudar pessoas com problemas reais.
Problema 5: para inovar é preciso criar um novo conceito do zero
Muitas empresas conseguem inovar radicalmente. Outras se destacam graças a um diferencial que pode ser sutil. Não existe modelo certo ou errado. Seu negócio pode reinventar a roda ou vender rodas tradicionais. No mundo da inovação o novo possui muitas formas e expressões.
Um bom exemplo é o site de vídeos Vimeo. Num mercado onde o Youtube domina massivamente a produção de vídeos e o gerenciamento de canais, a Vimeo não reinventou nada. Trata-se de uma plataforma de vídeos bastante tradicional, mas com um diferencial: o público-alvo são produtores e artistas de talento reconhecido.
Enquanto o Youtube abocanha uma fatia maior do mercado atingindo um número maior de afiliados, o Vimeo se tornou um ambiente de nicho com sucesso crescente. Dentre os diferenciais estão as ferramentas de edição avançada e uma plataforma que ensina os produtores iniciantes a dar um ar profissional aos seus vídeos.
Concluindo
Como vimos ao longo do texto, a inovação é um desafio que deve ser encarado de frente. Não é fácil, não é simples, mas não há outro caminho. Ao longo de sua jornada como empreendedor você deverá estar em constante aprimoramento de suas habilidades e objetivos. O mesmo vale para sua empresa.
Um negócio que não busca inovação certamente será superado por outro mais qualificado e disruptivo. O que percebemos é que a inovação não é uma regra sólida, mas um conceito multifacetado e em constante mudança.
Com foco e estudo é possível compreender melhor como sua empresa se comporta. Quais são os seus limites? Quais áreas são promissoras para o seu crescimento? O que seus clientes realmente precisam? Essas são algumas perguntas para se ter em mente antes de iniciar um projeto de inovação empresarial.
Fique atento ainda para os seguintes tópicos:
A criatividade é um processo coletivo
Empresas são feitas por pessoas, para pessoas. O mesmo se aplica ao processo criativo. Estimule sua equipe a compartilhar seus pensamentos de modo coletivo e verá surgir um mundo de novas ideias. Foque também em liderar de acordo com o mercado 4.0.
Pergunte ao seu cliente o que ele quer
Uma sala cheia de executivos pensando em como revolucionar o mercado não vale nada se ninguém souber o que o cliente quer. Vá para a rua, use a internet, conheça seus clientes e suas necessidades.
Não tenha medo de parcerias
Uma empresa inovadora é bom, mas duas empresas inovadoras trabalhando em conjunto é muito melhor. Conheça seus parceiros e firme projetos coletivos que beneficiem os dois lados. Não se isole e busque aprender com os outros.
Não tenha medo de errar
A inovação não é uma ciência exata. Ela é feita de erros, acertos, idas e voltas. Não pense duas vezes em voltar atrás e recomeçar um projeto ou produto. A cada nova tentativa você verá seu potencial amadurecer.
Gostou do texto? Confira também:
Produtividade: 3 dicas essenciais para melhorar o desempenho de sua empresa
Conheça mais sobre o idealizador da Tecgira: um bate-papo com Alexandre Garupo